top of page
Buscar
  • Foto do escritorConsorcio Piemonte da Diamantina

Consórcio Piemonte fortalece apicultura no território

Atualizado: 15 de dez. de 2023



Entrega de Kits impulsiona apicultura e promove desenvolvimento sustentável na região de Mirangaba


Como parte das ações voltadas para o fortalecimento da agricultura familiar no território Piemonte da Diamantina, o Consórcio Piemonte, através do convênio dos Kits Produtivos, fruto de uma parceria com a SDR/CAR, realizou a entrega de 200 colmeias completas distribuídas entre 20 apicultores da região de Mirangaba. Cada apicultor foi contemplado com 10 colmeias, 1 caixa isca, 1 fumigador, 5 alimentadores, 5 telas divisórias e 1 EPI para apicultura (macacão completo).


A entrega oficial ocorreu na última sexta-feira (29), durante o Festival da Banana, no distrito de Taquarendi, Mirangaba. A cerimônia contou com a presença do presidente do Consórcio e prefeito de Mirangaba, Dirceu Mendes Ribeiro, que destacou o comprometimento das lideranças locais com o fortalecimento da agricultura na região.


A apicultura, ou criação de abelhas para a produção de mel, cera e outros produtos apícolas, é de extrema importância por contribuir significativamente para a reprodução de culturas agrícolas e a manutenção da biodiversidade. Além disso, a apicultura é uma fonte importante de renda para comunidades rurais do território, especialmente em áreas onde outras formas de agricultura podem ser limitadas.


“Uma ação importante, principalmente quando observamos os aspectos ambientais e econômicos. A apicultura é uma atividade importante para incremento na renda das famílias, além de contribuir para a polinização de plantas, favorecendo a multiplicação de frutos. Por outro lado, percebemos um aumento no número de produtores adeptos para essa atividade econômica em nosso território”, ressaltou Flávio Júnior, coordenador técnico do convênio dos Kits Produtivos.


Os benefícios econômicos são complementados pelo valor medicinal e cultural do mel e de outros produtos apícolas, tornando a iniciativa não apenas uma estratégia para impulsionar a produção, mas também um impulso para a preservação de tradições locais. À medida que as colmeias florescem, o território Piemonte da Diamantina se destaca como um exemplo de desenvolvimento sustentável, onde a agricultura familiar e a apicultura se entrelaçam para criar um futuro mais doce para todos.


Ascom/Consórcio Piemonte





18 visualizações0 comentário
bottom of page