• Foto do escritorConsorcio Piemonte da Diamantina

II Seminário Territorial: O Município e a Agenda Ambiental

Jacobina foi palco de um encontro crucial para o fortalecimento da gestão ambiental na região. O II Seminário Territorial, realizado no último dia 28, no auditório da Praça do CEU, em Jacobina, contou com a participação do presidente do CPD e prefeito de Mirangaba, Dirceu Mendes Ribeiro, da diretora da Diretoria de Educação Ambiental para a Sustentabilidade (DIEAS), Kitty Tavares, do técnico do Inema e palestrante, José Carlos da Silveira, e da técnica do Programa GAC, a engenheira ambiental Camila Costa.

O evento, promovido pelo Consórcio Piemonte da Diamantina em parceria com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e a Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) do Governo do Estado, destacou a importância da colaboração entre instituições governamentais e a comunidade na promoção da sustentabilidade.

Durante o seminário, foram apresentadas iniciativas significativas, incluindo o Programa Bahia + Verde, que visa fortalecer o Sistema Estadual do Meio Ambiente. Além disso, houve uma avaliação criteriosa das atividades do convênio do Programa GAC, com a apresentação de indicadores e proposições para sua continuidade e aprimoramento.

As discussões foram marcadas pela troca de experiências e pela identificação de desafios e oportunidades para a gestão ambiental compartilhada. Tópicos como gestão de resíduos sólidos, conservação da biodiversidade e adaptação às mudanças climáticas foram abordados com profundidade, demonstrando o compromisso da comunidade local em enfrentar os desafios ambientais contemporâneos.

O sucesso do II Seminário Territorial em Jacobina reforça a importância de eventos como esse para promover o diálogo e a cooperação em prol do desenvolvimento sustentável. As reflexões e as conexões estabelecidas durante o evento certamente contribuirão para impulsionar iniciativas futuras e fortalecer a agenda ambiental na região da Diamantina.

Ascom/Consórcio Piemonte