• Foto do escritorConsorcio Piemonte da Diamantina

Serviço de Inspeção Municipal certifica nova agroindústria

Beneficiada é uma Unidade de Beneficiamento de Carne Suína em Várzea Nova

O Consórcio Piemonte, através do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), realizou a entrega de mais um selo de certificação de agroindústria no território. Depois de certificar um entreposto de ovos no município de Ourolândia, agora chegou a vez do município de Várzea Nova ter um empreendimento atestado com o selo. A entrega foi feita ao produtor Fred Jordão, responsável por uma Unidade de Beneficiamento de Carne Suína, os selos de inspeção garantem que os produtos sigam todas as regulamentações requeridas e que possuam condições higiênico-sanitárias adequadas para a comercialização.

A certificação de agroindústrias - através do SIM - é um trabalho do Consórcio desenvolvido a partir de um convênio com o Estado da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR), no âmbito do projeto Pró-Semiárido. O serviço funciona vinculado às Secretarias Municipais de Agricultura, e tem a função de inspecionar, fiscalizar e controlar a qualidade dos produtos de origem animal. “O processo de certificação agrega valor ao produto porque existe uma garantia de qualidade do mesmo para o consumidor, que poderá consumi-los tranquilamente e sem risco de danos à saúde, com a certificação ganha não só o consumidor, mas também os produtores, que agora poderão trabalhar em conformidade com a legislação”, destacou a técnica do SIM, Tamiris Castro.

A atuação do SIM é de fundamental importância para o território, uma vez que uma agroindústria é certificada, ela poderá comercializar livremente entre os municípios consorciados. Esse rompimento das barreiras comerciais traz diversos benefícios para os produtores, que expandem seus mercados melhorando o comércio local e a economia. O selo também permite a inserção dos produtos no mercado institucional, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), dentre outros.

Ascom/Consórcio Piemonte