Payayás das Jacobinas: Povos Originários do Território do Piemonte da Diamantina

19 de Abril - Dias Nacional dos Povos Indígenas

Payayás das Jacobinas, é assim que é chamado o povo indígena que habitou a região de Jacobina, na Bahia, há séculos. Donos de uma cultura rica e diversa, com tradições e costumes que se mantêm enraizados na história da Bahia até os dias de hoje. Ao longo dos anos, os Payayás enfrentaram diversos desafios, incluindo a chegada dos colonizadores europeus e o consequente processo de ocupação de suas terras. Apesar disso, os remanescentes do povo Payayá tem lutado para preservar sua identidade e suas tradições, buscando formas de fortalecer suas comunidades e garantir a sobrevivência de sua cultura.

Antes da chegada dos colonizadores europeus, os Payayás eram um povo nômade que se deslocava em busca de recursos naturais. Eles tinham uma relação muito próxima com a natureza, e acreditavam na importância de manter o equilíbrio entre os seres vivos e o meio ambiente. Com a chegada dos europeus, os Payayás foram submetidos a diversas formas de violência e opressão. Muitos foram escravizados, outros foram mortos em conflitos e muitos perderam suas terras.

A preservação da cultura dos Payayás é uma tarefa importante e necessária, não apenas para a comunidade indígena, mas também para toda a sociedade brasileira, que foi construída em cima do genocídio indígena e da escravidão dos negros. A história e a cultura desses povos são parte integrante da história do Brasil, e devem ser lembradas, valorizadas e respeitadas.

De acordo com a pesquisadora Jamile Lima, docente da Universidade do Estado da Bahia em Jacobina, “os Payayá estão dispersos pelo Brasil. Estão em São Paulo e na Bahia em municípios como Morro do Chapéu, Porto Seguro, Salvador, Jacobina e Utinga. A partir da década de 50, vieram para o estado de São Paulo para trabalhar, morando em regiões periféricas e mantendo contato com os Guaranis. Vieram a pé da Bahia para cá”, disse em matéria publicada no Portal Unicamp.

Durante o século XX, os Payayás enfrentaram muitos desafios, incluindo a perda de suas terras, a exploração de recursos naturais e a construção de barragens e hidrelétricas em seus territórios. No entanto, eles continuaram a lutar por seus direitos e por sua terra, participando de diversas mobilizações e protestos. Atualmente, os Payayás continuam a lutar por seus direitos, como a demarcação de suas terras, o acesso à educação e à saúde, e o reconhecimento de sua cultura e história. Sua resistência é uma inspiração não apenas para outros povos indígenas, mas também para todos aqueles que lutam por justiça e igualdade.

2.189 visualizações1 comentário

©2022 por Consórcio Piemonte da Diamantina.