Buscar
  • Consorcio Piemonte da Diamantina

Descubra o Piemonte: Tombador

Você sabia que a Serra do Tombador já foi um deserto?


A Serra do Tombador, um dos principais cartões postais da região do Piemonte da Diamantina, é uma das formações rochosas mais antigas da América Latina. Com mais de 75 km de extensão, sua geomorfologia indica que há milhares de anos o Tombador era um deserto. De acordo com Pedreira (1999), os primeiros estudos acerca dessa região foram feitos pelo geólogo inglês John Casper Branner, em 1910.


O Tombador representa um antigo deserto com mais de um bilhão de anos, que se encontra em bom estado de preservação e onde podem ser observados os processos que originaram a estrutura que encontramos hoje. A serra é conhecida pela sua imponência e também pela sua beleza exuberante, chegando a alcançar temperaturas de 10° no inverno, nos períodos chuvosos também são observadas cachoeiras que brotam de dentro das rochas, atraindo os olhares da população e de turistas. A serra ainda possui altitude média de 900 metros, variando com picos de até 1000 metros, nela podem ser vistas centenas de pinturas rupestres, e é lá também que está localizada a famosa Toca do Fole, um dos patrimônios arqueológicos mais visitados da região.


De acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a localidade é classificada como um sítio arqueológico de alta relevância, sua formação rochosa indica que sua estrutura foi repetidamente coberta por água e exposta ao sol, sendo chamada de depósitos de planície de maré. Essas rochas sedimentares - rocha formada pela acumulação e consolidação de sedimentos - foram chamadas por Branner de formações Tombador e Caboclo, onde a serra do Tomador é constituída de arenitos e os argilitos constituem a formação Caboclo.


A serra está localizada na BR-324, próxima ao distrito de Lages do Batata, englobando as regiões de Miguel Calmon, Jacobina e Mirangaba, municípios que fazem parte do Piemonte da Chapada, e onde afloram rochas de idade mesoproterozóica do Grupo Chapada Diamantina. O Tombador é considerado o divisor de águas entre as bacias hidrográficas do Rio Itapicuru e do Rio Salitre. Conheça a Serra do Tombador, descubra o Piemonte!


Ascom/Consórcio Piemonte


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Localizado no município de Miguel Calmon, o Parque Estadual das Sete Passagens foi criado através do Decreto Estadual nº 7.808 de 24 de maio de 2000. Com grande potencial hídrico, o parque está locali