top of page
Buscar
  • Foto do escritorConsorcio Piemonte da Diamantina

Descubra o Piemonte: Rota das Flores

Atualizado: 26 de jun. de 2023



A Rota das Flores é um dos mais belos e encantadores roteiros turísticos do município de Jacobina, combinando belas paisagens, história e turismo ecológico. Criada em 2022, a rota leva os visitantes a conhecerem os encantos naturais do Piemonte da Diamantina, enquanto exploram o patrimônio natural jacobinense.


Jacobina é conhecida como a "Cidade do Ouro", devido à sua rica história ligada à mineração de ouro que atravessa os séculos até os dias atuais. A Rota das Flores oferece aos visitantes uma nova perspectiva e um outro olhar sobre a cidade, é mais uma oportunidade de mergulhar em sua história fascinante, explorando a região e desbravando novas belezas e caminhos.


A Rota das Flores fica localizada na comunidade do Cocho de Dentro, que está situada a cerca de 10 km da cidade de Jacobina, aninhada em um dos vales das belas Serras que compõem a região. A comunidade é marcada por uma série de propriedades rurais que se estendem ao longo do rio do Cocho, uma área rica em biodiversidade. Na localidade, destacam-se as plantações de flores tropicais, bem como a produção de cosméticos e biojoias feitas a partir do babaçu.


O vale oferece atrações turísticas como a encantadora Cachoeira do Cocho, o areal, trechos que fazem parte do antigo Caminho Real, e até mesmo uma das melhores rampas para voo livre do Nordeste. Além disso, o local abriga agricultura familiar orgânica, o que resulta em uma culinária saudável e muito saborosa. Os habitantes do Cocho são acolhedores e possuem um rico conhecimento popular.


O roteiro começa com uma visita aos sítios que produzem as flores, na comunidade do Cocho de Dentro.


1ª parada - Sítio Aconchego de Dona Gracinha

2ª parada - Casa de Dona Maria

3ª parada - Mudas de Plantas de Valdelice

4ª parada - Paraíso das Flores

5ª parada - Associação do Coxo de Dentro (Biojoias/Cosméticos)

6ª parada - Visita a Pedra do Coração e a Cachoeira do Coxo


Ao seguir pela Rota das Flores, os visitantes têm a chance de apreciar por cerca de 8 km a exuberante natureza local. A região é conhecida por suas belas paisagens, com serras, cachoeiras e trilhas que levam a cenários deslumbrantes. É uma excelente opção para os turistas desfrutarem de momentos relaxantes em meio à natureza, podendo fazer trilhas e observar a fauna e flora local, incluindo espécies de flores endêmicas da região.


A Rota das Flores em Jacobina, é um verdadeiro convite para explorar as riquezas naturais e culturais dessa região. Com suas paisagens deslumbrantes, história fascinante, delícias culinárias e muito artesanato, essa rota encanta os visitantes e proporciona uma experiência única e memorável.


Por Ellen Mascarenhas

Ascom/Consórcio Piemonte


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page