top of page
Buscar
  • Foto do escritorConsorcio Piemonte da Diamantina

Descubra o Piemonte: Jacobina Esporte Clube

Atualizado: 28 de fev.




Em 1º de dezembro de 1993 era fundado o Jacobina Esporte Clube, atualmente o maior e mais importante clube de futebol do Território Piemonte da Diamantina, naquele ano, sob o comando do técnico Sérgio de Oliveira, o time sagrou-se campeão da Copa Interclubes e garantiu o acesso à elite do futebol baiano. No segundo ano de sua história, o Jegue da Chapada, como é carinhosamente conhecido, teve um desempenho modesto na 1ª divisão do Baianão e ficou em último lugar na tabela, sendo rebaixado para a série B, posteriormente o time abandonou temporariamente o futebol profissional.


Em 2014, o clube retornou para a segunda divisão do Estadual, conquistando o vice-campeonato e o acesso para a Série A de 2015. A partir de então o clube se estabeleceu como uma figura importante e tradicional no futebol baiano e regional. Foi no Campeonato Baiano de 2016 que o JEC teve sua melhor campanha, classificando-se em 4º lugar na primeira fase, porém, foi eliminado nas quartas de final pela A. D. Juazeirense, no mesmo ano sagrou-se vice-campeão da Copa Governador do Estado, garantindo assim a sua participação no Campeonato Brasileiro da Série D no ano seguinte, sua primeira competição a nível nacional, na qual terminou em 28º lugar. 


Em 2020, durante a pandemia e após uma campanha desfavorável sem o apoio da torcida no estádio José Rocha, o Jacobina foi rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Baiano. O clube optou por não participar no ano seguinte, retornando aos gramados apenas em 2022, onde ficou em 5º lugar na tabela, não conseguindo a classificação para a próxima fase. No ano seguinte o time retornou aos gramados, alcançando o vice-campeonato da Série B, e assim garantiu o retorno à primeira divisão do Baianão 2024. 


Torcida Jegue de Ouro


A Torcida Jegue de Ouro (TJO) é o coração pulsante do Jacobina Esporte Clube, demonstrando uma paixão inigualável pela sua camisa. A TJO tornou-se parte integrante da história do clube, enchendo as arquibancadas do estádio José Rocha com uma energia contagiante, mais do que espectadora, é protagonista na jornada do Jegue da Chapada, tornando-se uma parte vital do legado esportivo da região. 


Além de ser reconhecida por sua paixão inigualável, a TJO alcançou um feito notável ao ser eleita a melhor torcida do Campeonato Baiano nos anos de 2015, 2016, 2017 e 2018. Esse prestigioso título não apenas destaca a dedicação da torcida, mas também evidencia a sua capacidade de se destacar entre as demais torcidas no cenário estadual.





1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page