top of page
Buscar
  • Foto do escritorConsorcio Piemonte da Diamantina

Descubra o Piemonte: Arapongas

Atualizado: 6 de jun.



A Cachoeira das Arapongas é um dos destinos naturais mais encantadores dentro do Parque Estadual das Sete Passagens. Situada nas proximidades da Vila de Itaitu, distrito turístico do município de Jacobina, é uma atração imperdível para os amantes da natureza. Além disso, os visitantes podem desfrutar de outras maravilhas na mesma localidade, como o Poço da Geladeira e a Cachoeira do Sossego, que tornam a região um verdadeiro paraíso para quem busca aventuras ao ar livre e momentos de contemplação da paisagem natural.



Parque Estadual das Sete Passagens 


O Parque Estadual das Sete Passagens encontra-se situado na divisa entre os municípios de Miguel Calmon e Jacobina, inserido na bacia hidrográfica do rio Itapicuru. Com uma área estimada em 2.821 hectares, o parque abriga flora e fauna diversificadas, destacando-se a presença da ave Araponga, espécie cujo canto imita o som de um ferreiro, e que dá nome a famosa Cachoeira das Arapongas. O Parque também é conhecido por suas inúmeras cachoeiras, muitas das quais ainda pouco exploradas. Sua sede está localizada no município de Miguel Calmon, onde encontra-se uma base de apoio, com guias capacitados, para atender turistas e visitantes. 



A trilha


A Cachoeira das Arapongas está localizada próximo a Vila de Itaitu, e embora faça parte do município de Miguel Calmon, seu acesso mais fácil é através do município de Jacobina. Para chegar, siga pela BR 324 por 7 km a partir de Jacobina, depois continue por 17,2 km em estrada pavimentada até Itaitu, e a partir da Vila, são mais 5,1 km de estrada de chão.

Na entrada para a trilha da cachoeira, há um posto de controle aberto diariamente das 08h às 16h e com taxa de acesso por pessoa. A trilha de 1,2 km até a cachoeira oferece belas paisagens, e ao longo do percurso você poderá desfrutar da natureza, das serras e dos sons dos pássaros.


Arapongas


A Cachoeira das Arapongas oferece um poço perfeito para banhos, uma verdadeira piscina natural. A água é fria e a profundidade do local é de 5 metros, dependendo do nível da água. Além disso, a cachoeira é notável por sua beleza extraordinária e conta com um espaço para lazer sob a sombra de árvores, proporcionando uma experiência verdadeiramente relaxante. 


Poço da Geladeira 


O Poço da Geladeira está localizado um pouco acima da Cachoeira das Arapongas, acessível por uma trilha curta, porém mais difícil por ser um pouco íngreme. Apesar do desafio, a visita vale a pena. Como o nome indica, a água é muito gelada, mas um mergulho neste poço revigora o corpo e restaura as energias, proporcionando uma experiência inesquecível.


Cachoeira do Sossego


Continuando a trilha por cerca de mais 100 metros, a dificuldade aumenta, com terreno mais íngreme e pedregoso, inclusive uma parte da trilha é percorrida dentro do rio, levando até a Cachoeira do Sossego. É importante o uso de calçados adequados, preferencialmente sapatos próprios para trilhas. A cachoeira é um verdadeiro refúgio de tranquilidade, com águas rasas e sombras abundantes em meio a uma natureza deslumbrante. 


Ascom/Consórcio Piemonte




1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page