• Foto do escritorConsorcio Piemonte da Diamantina

Consórcio Piemonte realiza visita a consórcios da Grande Sergipe

Visita técnica teve como objetivo conhecer a gestão de aterros sanitários

Parte da equipe do Consórcio Piemonte da Diamantina realizou, no município de Laranjeiras-SE, uma visita técnica para conhecer a administração do Consórcio Público do Agreste Central de Sergipe - CPAC, e do Consórcio Público de Saneamento Básico Grande Aracaju - Consbaju, com o objetivo de aprender com a experiência das entidades sergipanas no gerenciamento de resíduos sólidos.

Nos últimos anos a gestão correta de resíduos sólidos tem sido alvo de discussão nos municípios do Território Piemonte, os resíduos são todos os materiais que não tem mais serventia ou que chegaram ao fim de sua vida útil, popularmente chamados de lixo. De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída através da Lei 12.3025/10, tais materiais devem ter uma destinação ambiental correta por causa do impacto gerado pelo seu descarte no meio ambiente e na economia.

O gerenciamento correto dos resíduos sólidos deve fazer parte de toda e qualquer política de desenvolvimento e sustentabilidade territorial. Saber mais sobre eles e como tratar e destinar corretamente é fundamental para a proteção da saúde pública e da qualidade ambiental.

Participaram da visita o prefeito de Jacobina e presidente do Consórcio Piemonte, Tiago Dias, o secretário executivo Jorge Antônio, o coordenador de Infraestrutura e Projetos, Jakson Almeida, e o consultor de Projetos, Marcos Andrade. Estiveram presentes também o prefeito de Cardeal da Silva-BA e presidente do Consórcio Litoral Norte e Agreste Baiano, Branco Sales, a prefeita de Muquém do São Francisco-BA e vice-presidente do Consórcio Multifinalitário do Oeste da Bahia, Mara Rios, o prefeito de General Maynard-SE, Valmir de Nira, e a secretária executiva do Consórcio Litoral Norte, Luciana Assunção.

Ascom/Consórcio Piemonte