Chegaram nesta terça-feira (05/07) os três equipamentos recebidos do Governo do Estado pelo Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Piemonte da Diamantina: 01 roçadeira, 01 caminhão basculante e 01 patrol. A aquisição das máquinas faz parte do plano de trabalho previsto no contrato entre o Consórcio e a Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra), e que tem como meta a prestação de serviços para qualificação de 200km de estradas no Território Piemonte da Diamantina.

O presidente do Consórcio e prefeito de Jacobina-BA, Tiago Dias, falou da importância da aquisição das máquinas para qualificar os serviços prestados aos municípios na área de infraestrutura. “A aquisição desses equipamentos irá fortalecer as políticas públicas de infraestrutura, principalmente para a qualificação das estradas da zona rural do nosso território Piemonte da Diamantina. Queremos agradecer ao governador Rui Costa e ao senador Otto Alencar pela parceria e por fortalecer instrumentos como os Consórcios Públicos, que viabilizam as políticas públicas territoriais. A qualificação das nossas estradas irá melhorar o escoamento da produção do homem e da mulher do campo, a circulação dos transportes escolares e de passageiros. Ou seja, vai melhorar a vida das pessoas”.

A partir do plano de trabalho estabelecido pela Seinfra, serão feitos serviços de capina, roçagem e limpeza lateral de rodovia, limpeza de bueiros, tapa buracos com massa asfáltica, tapa buraco com solo e correção de pontos críticos, drenagem, obras complementares, sinalização e patrolamento. “Hoje o Consórcio da Diamantina é referência na área de infraestrutura, especificamente na qualificação de estradas, e com este reforço na nossa frota de máquinas teremos ainda mais condições de continuar desenvolvendo este trabalho, com agilidade, qualidade e eficiência para atender o previsto no contrato com a Secretaria.”, assinala Jorge Silva, Secretário Executivo do Consórcio.

Além do Consórcio do Piemonte da Diamantina, outras instituições foram beneficiadas com a entrega de 30 caminhões, quatro roçadeiras hidráulicas, três caminhões cavalo-mecânico, duas usinas móveis rebocáveis (de asfalto), dois caminhões e dois multiprocessadores de agregados. Os equipamentos que serão utilizados para atender a moradores de diferentes regiões baianas foram adquiridos pela Seinfra, por meio de um investimento total de R$ 17, 6 milhões. Só a compra dos 30 caminhões representa uma aplicação de recursos da ordem de R$ 13 milhões.