Avanços Sustentáveis: Presidente do Consórcio Piemonte e SEMA discutem renovação do GAC

Reunião estratégica fortalece parceria entre autoridades estaduais e municípios para impulsionar a Gestão Ambiental e consolidar o Sistema Estadual de Meio Ambiente

O presidente do Consórcio Piemonte e prefeito de Mirangaba, Dirceu Ribeiro, realizou uma visita de extrema relevância à Secretaria de Meio Ambiente do Governo do Estado da Bahia (SEMA). A reunião teve como foco central a discussão acerca da renovação do Programa Gestão Ambiental Compartilhada (GAC), uma iniciativa estratégica que tem como objetivo impulsionar a descentralização da administração pública e fortalecer as entidades municipais de meio ambiente em seu papel de protagonistas na Gestão Ambiental.

No encontro, Dirceu Ribeiro foi recebido pela diretora de Educação Ambiental para a Sustentabilidade, Kitty Tavares, e pelo assessor parlamentar, Jadson Queiroz. A reunião também contou com a presença da técnica do GAC e engenheira Sanitarista e Ambiental, Camila Costa.

O Programa GAC, alinhado com a visão e diretrizes do Governo do Estado da Bahia, tem como objetivo primordial apoiar os municípios na consolidação do Sistema Estadual de Meio Ambiente. Através de estratégias cuidadosamente planejadas, o programa visa aprimorar a estrutura e a capacidade dos municípios baianos, capacitando-os para uma gestão ambiental eficiente e sustentável.

A reunião representa um passo significativo na busca por soluções conjuntas que promovam a sustentabilidade, respeitando as particularidades de cada município e incentivando a colaboração ativa entre entidades governamentais. A renovação do Programa GAC demonstra o comprometimento das partes envolvidas em promover o desenvolvimento sustentável, visando à preservação dos recursos naturais e à melhoria da qualidade de vida da população do território de identidade do Piemonte da Diamantina.